- (12) 3896-5778
- (12) 3896-1064
TikTok Shop estreia no Brasil e já impulsiona vendas de empreendedores
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Desde o começo do mês, o TikTok Shop está funcionando no Brasil para ajudar microempreendedores a comercializar seus produtos e serviços. Com a facilidade de permitir transmissões interativas e ao vivo (lives), agora é possível disponibilizar os produtos marcados diretamente nos vídeos.
A biomédica Beatriz Costacurta, 31 anos, dona da Parafinesse, uma loja de velas, já está usando a plataforma. Ela figura entre os perfis que mais venderam no primeiro dia do TikTok Shop, em 8 de maio. O principal canal de vendas da marca, até então, era o site, já que o Instagram só faz divulgação dos produtos.
“O TikTok Shop funcionou muito bem nas nossas duas primeiras lives. Vendemos 30% do que a gente costuma vender em um mês em apenas 2h20 de transmissão. Foram 171 pedidos fechados em uma única live”, conta Beatriz.
A Parafinesse começou como um hobby, na tentativa de aliviar a rotina de trabalho como perfusionista em cirurgias cardíacas em um centro de alta complexidade de um hospital.
“A perda dos pacientes e a rotina estressante do centro cirúrgico e da UTI me fizeram fazer velas para me distrair. Eu fazia para mim mesma e para amigos. Três meses depois, a Parafinesse cobriu o salário que eu ganhava no hospital e parei para dar continuidade ao negócio.”
Em três anos, a loja se tornou referência em velas aromáticas no Brasil, com mais de 610 mil seguidores nas redes sociais. “Produzimos entre 4 mil e 5 mil velas por mês, com pedidos pelo site e pelo WhatsApp. Agora, temos o TikTok.”
Segundo Beatriz, ela já começou a empresa apostando no TikTok. “Eu conhecia e sabia do poder da plataforma, mas, até agora, ela não permitia compras. No fim de 2024, quando começamos a ouvir sobre a chegada do TikTok Shop no Brasil, eu e meu marido passamos a estudar estratégias que eram usadas em outros países para usarmos dentro da nossa empresa”, explica. Beatriz atua no negócio com os pais e a irmã como sócios.
A primeira live da Parafinesse foi planejada com um mês de antecedência e com muitas estratégias envolvidas, além de um grande estoque para vender. “Não foi apenas ligar a câmera e começar a vender. Nossa primeira live foi um sucesso, tivemos mais de 22 mil acessos em 2h20, com aproximadamente 190 pedidos gerados e 171 pedidos pagos.”
Estimativas
O TikTok Shop já está ativo nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha. Agora, o Brasil se torna o 12º país a contar com a funcionalidade.
Segundo a empresa, o Brasil representa um mercado estratégico, o que justificou sua escolha para integrar essa fase de expansão do serviço.
Projeções do Santander, em parceria com o portal Digital Inside, indicam que a plataforma pode alcançar até R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV) até 2028. Isso corresponderia a uma fatia de 5% a 9% do comércio eletrônico brasileiro, posicionando o TikTok Shop entre os cinco maiores players do setor.
Com isso, a plataforma chinesa bate de frente com gigantes do varejo eletrônico que atuam no país, como Amazon, Magalu e Americanas. Com a ideia de "compra por descoberta", o TikTok Shop quer que seus usuários encontrem e adquiram produtos de maneira mais espontânea enquanto navegam.
Eduardo Terra, sócio da BTR Varese e cofundador do Instituto Retail Think Tank Brasil (IRTT), faz uma análise de como o TikTok Shop funciona em outros países. “Na China, é um tremendo sucesso porque eles já conquistaram bastante market share. Aqui, devemos ter uma revolução, já que eles criaram um mercado que não existe, ou seja, comprar pela rede social.”
Terra acredita que o TikTok Shop deve tirar participação dos grandes players, como Mercado Livre, Amazon e Magalu, e cita que o Mercado Livre já tem feito uma série de testes com clipes e vídeos.
“Acho que o grande desafio é entender o modelo que eles estão introduzindo, que é um modelo que envolve logística e pagamento embarcado, que vai passar por muitos testes, muitos aperfeiçoamentos, assim como aconteceu no México e nos Estados Unidos.”
Terra avalia que, em breve, o TikTok Shop terá uma parcela importante do mercado de social commerce.
Funcionalidades
Além dos vídeos e transmissões ao vivo, o TikTok Shop disponibiliza mais três formas de interação com os usuários. Nos vídeos compráveis (shoppable videos), os produtos são exibidos em conteúdos orgânicos e podem ser adquiridos diretamente por meio deles.
A funcionalidade Vitrine permite que os consumidores explorem, descubram e comprem produtos diretamente da loja ou do perfil do criador, acessando um link disponível na barra de ferramentas acima do vídeo.
E o Programa de Afiliados representa uma nova maneira de conectar criadores e vendedores por meio de comissões sobre vendas. Com isso, os criadores podem monetizar sua criatividade ao promover produtos em vídeos curtos e lives, enquanto os vendedores escolhem o plano de afiliação mais alinhado à sua marca.
Para apoiar os vendedores em sua trajetória na plataforma, o TikTok oferece uma central de aprendizado online, com ferramentas e conteúdos gratuitos para orientar, tirar dúvidas e ensinar como iniciar as vendas no TikTok Shop.