- (12) 3896-5778
- (12) 3896-1064
Evite erros na formalização: veja como usar a lista CNAE no Simples Nacional
A CNAE é um código criado pelo IBGE que serve para identificar a atividade de cada empresa no Brasil
A CNAE é um código criado pelo IBGE que serve para identificar a atividade de cada empresa no Brasil.
No Simples Nacional, é esse código que define como a empresa será tributada. Por isso, escolher o CNAE correto é essencial para pagar os impostos certos e evitar problemas.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe da Contadores CNT retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a CNAE Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
-
O que é o CNAE Simples Nacional e como utilizá-lo?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é o sistema de padronização para atividades econômicas no Brasil, adotado pela Receita Federal e outros órgãos governamentais.
Portanto, cada atividade econômica, seja ela comercial, industrial ou de prestação de serviços, é identificada por um código específico no formato CNAE, usado para classificar a atuação das empresas.
Estrutura do Código CNAE
O código CNAE é formado por 7 dígitos , separados por pontos para facilitar a leitura (ex: 47.11-3-02). A estrutura do código ajuda a identificar a posição e o tipo da atividade:
-
Dois primeiros dígitos: indicam a seção da atividade;
-
Próximos três dígitos: identificam o grupo e a subclasse;
-
Últimos dois dígitos: detalham a subclasse especificamente.”
-
Quais CNAEs não podem ser do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Visto que o CNAE representa uma indicação numérica que classifica a atuação econômica de uma determinada empresa, se proíbem aquelas atividades que não se enquadram no conjunto de regras e determinação tributárias do Simples Nacional”.
Especificamente, o Simples Nacional organiza em cinco anexos as atividades econômicas:
-
Como usar os códigos CNAE?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:
-
Abertura da Empresa: Na hora de abrir um CNPJ, é necessário informar o CNAE das atividades que a empresa exercerá;
-
Impostos e Obrigações Fiscais: A classificação pela CNAE define quais tributos e obrigações fiscais a empresa deverá pagar e cumprir, além de estabelecer a faixa de tributação para optantes do Simples Nacional (anexos de I a V);
-
Segmentação de Benefícios e Incentivos Fiscais: Algumas atividades têm incentivos fiscais específicos. O CNAE facilita essa segmentação e a aplicação de benefícios conforme a atividade;
-
Regulamentações e Licenças: Certas atividades desativam licenças e regulamentações específicas, e o CNAE ajuda a identificar essas obrigações.
Saiba identificar o anexo do Simples Nacional pelo CNAE!
Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
No Blog da é-Simples tem artigo completo com o tema: CNAE Simples Nacional: lista completa e principais informações
Acesse: https://blog.esimplesauditoria.com.br/cnae-simples-nacional/
Obrigado pela leitura!