Av. Ernesto de Oliveira, 416 - Sala 1, Água Branca - Ilhabela/SP
  • (12) 3896-5778
  • (12) 3896-1064

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Dentistas podem reduzir impostos com ajuda de livro caixa

Em 2025, dentistas que atuam como autônomos têm uma oportunidade valiosa para pagar menos imposto e ganhar mais controle sobre seus resultados: o uso estratégico do livro caixa

Autor: Danilo FerminoFonte: De Assessoria de Imprensa

Em 2025, dentistas que atuam como autônomos têm uma oportunidade valiosa para pagar menos imposto e ganhar mais controle sobre seus resultados: o uso estratégico do livro caixa. Previsto na legislação do Imposto de Renda, o documento permite abater despesas diretamente relacionadas à atividade profissional, como aluguel, água, luz, internet, materiais odontológicos, salários de assistentes, manutenção de equipamentos e honorários do contador.

Segundo a Receita Federal, essas deduções só são válidas se estiverem corretamente registradas e comprovadas. A novidade este ano é a integração ao programa Receita Saúde, que obriga a emissão digital de recibos médicos por meio do sistema oficial, reforçando a fiscalização e exigindo ainda mais precisão nos lançamentos.

"O livro caixa é muito mais que uma obrigação fiscal. É uma ferramenta que transforma o dentista em gestor. Com ele, o profissional paga imposto apenas sobre o lucro real e não sobre o bruto, o que representa uma economia expressiva", explica Danilo Fermino, diretor da Flow Contabilidade.

Bom uso do livro caixa ajuda dentistas
A tabela atual do IR prevê isenção para rendas anuais de até R$33.888, com alíquotas progressivas que chegam a 27,5% — valor que pode ser reduzido com as deduções certas. Além disso, o controle mensal permite ao profissional entender sua sazonalidade, planejar investimentos e tomar decisões com mais segurança.

"Em um contexto onde o fisco se torna cada vez mais digital e rigoroso, o controle financeiro deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência de sobrevivência. Para os dentistas que desejam prosperar em 2025, o livro caixa pode ser o início de uma nova fase: mais segura, mais estratégica e muito mais lucrativa" reforça Fermino.

Flow Contabilidade - Danilo Fermino - Contador CRC PR 078065/O-2