Av. Ernesto de Oliveira, 416 - Sala 1, Água Branca - Ilhabela/SP
  • (12) 3896-5778
  • (12) 3896-1064

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Decreto nº 49.073/2025 altera o cálculo do reembolso do ICMS-ST Atacado e Varejo devem estar atentos às mudanças

A principal mudança do novo Decreto está no cálculo do reembolso do ICMS retido antecipadamente, sendo que o valor a ser restituído será a diferença positiva entre dois montantes

O Decreto nº 49.073, publicado em 8 de julho de 2025, altera o Decreto nº 48.589/2023, que regulamenta o ICMS-ST em Minas Gerais.

A principal mudança do novo Decreto está no cálculo do reembolso do ICMS retido antecipadamente, sendo que o valor a ser restituído será a diferença positiva entre dois montantes.

O primeiro valor refere-se à aplicação da alíquota interna da mercadoria, incluindo eventual adicional para o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM), sobre a base de cálculo presumida do ICMS‑ST. O segundo refere-se à aplicação dessa mesma alíquota somente sobre o valor real da operação de venda. Dessa forma, o reembolso só ocorrerá se a base real de venda for inferior a base presumida.

Além dessa alteração no cálculo de reembolso, o Decreto exige que documentos fiscais como DAPI e NF-e passem a conter linhas específicas para destacar os valores referentes ao ICMS-ST a reembolsar ou complementar, bem como, quando aplicável, o adicional do FEM.

Quanto ao adicional de 2 pontos percentuais para o FEM, a norma estabelece que esse valor também será restituído, mas somente por meio de abatimento do próprio ICMS-ST devido pelo contribuinte.

A nova sistemática afeta especialmente empresas dos segmentos de varejo e atacado que utilizam o Regime de Substituição Tributária em Minas Gerais, com destaque para os setores de bebidas, combustíveis, cosméticos e autopeças.

A vigência das alterações já começou em 8 de julho, data da publicação oficial do Decreto. Com isso, as empresas deverão revisar seus sistemas fiscais e rotinas contábeis focando em 3 pontos:

1 – Implementar o novo cálculo entre a base presumida e a real;

2 – Adequar os templates dos documentos fiscais para incluir os novos campos;

3 – Realizar o abatimento do adicional do FEM, conforme o novo procedimento.

A Certacon é uma das maiores autoridades em Ressarcimento do ICMS-ST, Recuperação de Créditos, BPO Fiscal/Tributário do país.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado nacional, conta com um escritório também em Belo Horizonte, dedicado exclusivamente a cumprir a legislação mineira e a oferecer as melhores soluções e oportunidades para seus clientes no estado, por meio de uma equipe altamente qualificada e do uso de tecnologia de ponta.

Entre em contato com um especialista pelo e-mail [email protected], agende uma visita e conheça toda estrutura de suporte que a Certacon oferece para sua empresa obter compliance, saúde financeira e maior competitividade.

A íntegra do Decreto pode ser lida através do link: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/DEC/49073/2025