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Preparando as redes de autoatendimento das instituições financeiras para o futuro

Com o rápido avanço da tecnologia, as instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, estão sob constante pressão para atualizar seus sistemas e atender aos padrões

Por Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil

Com o rápido avanço da tecnologia, as instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, estão sob constante pressão para atualizar seus sistemas e atender aos padrões de conformidade cada vez mais rigorosos do setor. A cada ano novas exigências surgem para garantir a segurança dos consumidores e dos dados financeiros confidenciais contra as ameaças cibernéticas em evolução, por exemplo. Os caixas eletrônicos, que já foram dispositivos focados apenas em saques e depósitos, viraram sistemas altamente sofisticados e multifuncionais, e à medida que se tornam mais complexos, também aumenta a responsabilidade de garantir que atendam às novas demandas do segmento.

Diversas mudanças regulatórias e tecnológicas – incluindo novas exigências de segurança, atualizações de hardware e software e o fim do suporte a sistemas operacionais amplamente utilizados – já têm prazos definidos e afetarão tudo, desde padrões de criptografia até o software que alimenta os caixas eletrônicos. Isso exigirá adaptações significativas da infraestrutura legada das instituições, que podem aproveitar o momento atual para evitar futuras dores de cabeça com a conformidade e capitalizar novas oportunidades, avaliando, priorizando e implementando transformações essenciais.

Embora algumas mudanças possam parecer distantes, a complexidade dessas atualizações significa que o planejamento proativo é fundamental. Cada nova exigência adicionada à lista torna mais desafiador para as empresas com sistemas legados mais antigos permanecerem alinhadas com os padrões e oferecerem uma experiência consistente e segura ao consumidor.

Um processo de revisão ágil será um grande aliado nessa transição, permitindo que os bancos e cooperativas de crédito agrupem as atualizações necessárias, cumprindo prazos de conformidade simultaneamente, minimizando interrupções operacionais e custos de integração. Além disso, os sistemas mais novos vêm equipados com recursos avançados de segurança, reduzindo a vulnerabilidade a ataques. Os caixas eletrônicos mais avançados também podem oferecer serviços aprimorados, que se alinham às crescentes expectativas dos consumidores em relação às opções de autoatendimento que priorizam o digital.

Para ajudar a orientar esses esforços, é preciso seguir alguns passos. Primeiro, analise sua base de caixas eletrônicos e entenda quantos operam com sistemas ou hardwares desatualizados e quais podem ser atualizados ou precisam ser substituídos. Isso ajudará a dimensionar as atualizações necessárias, permitindo um orçamento e uma priorização mais assertivos. Em seguida, agrupe as melhorias necessárias de forma estratégica para otimizar custos e minimizar o tempo de inatividade, realizando o maior número possível de atualizações em um único projeto.

Considerar iniciativas focadas em melhorias para o consumidor também é importante. Atualizar os sistemas dos ATMs oferece a oportunidade de implementar aprimoramentos como autenticação por aproximação ou via celular, telas interativas para serviços personalizados ou recursos avançados de reciclagem de dinheiro, fornecendo uma melhor experiência ao usuário e competitividade para a instituição.

Não deixe para traz as necessidades de segurança da operação, fazendo uma avaliação assertiva sobre o que é necessário implementar. ATMs desatualizados são mais vulneráveis a ameaças cibernéticas e atualizar hardware e software garante a adoção de criptografia avançada, detecção de fraudes e comunicações seguras, entre outros ativos valiosos.

Os esforços de conformidade e modernização exigem recursos, por isso é essencial estabelecer uma estratégia e um orçamento claros. Identifique quais atualizações podem ser feitas remotamente, com uma migração mais rápida e eficiente, e quais exigirão visitas presenciais. Avalie se é o momento ideal para terceirizar a gestão da sua frota. Definir um cronograma estruturado ajudará a distribuir os custos e garantir uma implementação fluida e eficiente.

Estamos no momento ideal para modernizar os canais de autoatendimento com uma abordagem estratégica e proativa, em linha com as exigências crescentes por conformidade e eficiência operacional. Ao investir em modernização agora, as instituições financeiras podem se antecipar a mudanças regulatórias e tecnológicas, fortalecer a segurança e entregar uma experiência mais fluida, confiável e alinhada às expectativas do consumidor moderno.